Quero Saber
Quero Saber

ecnologias de Transmissão sem Fios (Bluetooth, NFCs, Wi-Fi...)

Com o aparecimento dos smartphones deu-se o desaparecimento dos Infravermelhos (utilizados durante muitos anos para partilha de ficheiros entre dispositivos móveis) e surgiu o Bluetooth (utilizado em vários aparelhos móveis para além dos smartphones e tablets), o Wi-Fi (tecnologia de ligação de fidelidade sem fio), as ligações WAP, EDGE, 3G, 4G, 5G e mais recentemente o NFC (Near Field Communication – Comunicação em área próxima).

  • Bluetooth

O nome Bluetooth (dente azul) é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega, Harald Blåtand, conhecido por unir as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Da mesma forma, este protocolo de comunicação pretende unir diferentes tecnologias, como telefones móveis, computadores, televisores, câmaras digitais, gadgets e outros sistemas periféricos (ratos, teclados, impressoras, auriculares, entre outros).

Bluetooth é assim o nome dado a uma tecnologia que permite a comunicação e transmissão de dados entre aparelhos eletrónicos sem fios (wireless). Este sistema de comunicação foi criado em 1994 pela empresa sueca Ericson que pretendia uma tecnologia de baixo custo que permitisse a comunicação entre telemóveis e periféricos sem a necessidade de cabos de ligação.Com a massificação da tecnologia móvel, o sistema Bluetooth passou a integrar todos os smartphones, portáteis e tablets e a ser a forma de ligação universal a dispositivos periféricos.

  • NFC - Near Field Communication

Contudo, mais recentemente surgiu o NFC que representa uma forma diferente de comunicação. O NFC permite a transferência de dados entre dispositivos que se aproximam/encostam um ao outro, por exemplo. Possivelmente, nunca ouviu falar muito sobre esta tecnologia, no entanto, é possível que contacte com ela todos os dias – esta tecnologia está disponível nos cartões de transporte e de entrada. Em termos de segurança, poderá parecer um avanço (já que não permite a transmissão de ficheiros a qualquer pessoa dentro de um raio de alguns metros) e uma aproximação aos infravermelhos (que necessitavam dos sensores alinhados para comunicar).

  • Wi-Fi

Finalmente o Wi-Fi (abreviação de Wireless Fidelity) ou simplesmente wireless, é uma tecnologia de comunicação que não requer cabos. Esta comunicação é geralmente feita através da transmissão de ondas rádio ou infravermelhos. O wireless não necessita de qualquer licença de instalação ou operação. Apenas requer o alcance e acesso a uma rede wi-fi, que pode ser privada ou pública – geralmente designada de hotspot. É comum a confusão entre wi-fi e internet gratuita, o que não quer dizer necessariamente a mesma coisa. Pode existir uma rede de wireless que não permite o acesso à Internet ou requer o pagamento de uma taxa de acesso.